Crianças com síndrome de Down tem maiores chance de desenvolver alguns problemas na visão. É importante você saber disso para garantir um cuidado adequado. Aqui estão algumas das preocupações mais comuns relacionadas à saúde ocular em crianças com síndrome de Down:
Graus para uso de óculos: Na síndrome de Down, problemas como miopia, hipermetropia ou astigmatismo são muito comuns. O uso de óculos pode ser necessário para que a criança enxergue melhor e sua qualidade de vida não fique prejudicada.
Estrabismo: O estrabismo também é mais frequente em crianças com síndrome de Down. Isso pode afetar o alinhamento dos olhos e a percepção visual. O tratamento pode incluir óculos, oclusão e, em alguns casos, cirurgia.
Catarata: A catarata é uma opacificação do cristalino do olho, é mais prevalente em idosos.Crianças com síndrome de Down tem maior possibilidade de nascer com catarata ou desenvolver em idades mais jovens ( inclusive na infância) do que na população em geral. A detecção precoce e o tratamento são importantes para que não haja comprometimento da visão.
Estrutura Ocular Anormal: Crianças com síndrome de Down podem ter diferenças na anatomia dos olhos, como hipoplasia ( desenvolvimento incompleto do disco óptico) e outras anormalidades que podem afetar a função visual.
Problemas de Visão Periférica e Central: Algumas crianças com síndrome de Down podem ter dificuldades na visão periférica e central, afetando sua capacidade de perceber objetos ao redor, focar em objetos detalhados e realizar tarefas visuais complexas, como a leitura.
É fundamental que as crianças com síndrome de Down realizem exames oftalmológicos regulares desde cedo para detectar e tratar quaisquer problemas oculares o mais cedo possível. O acompanhamento oftalmológico adequado faz com que as crianças tenham uma visão saudável e que problemas oculares não atrapalhem na sua qualidade de vida.
Nossos diferenciais
© 2023 – Dra. Karla Delalíbera – Todos os direitos reservados.