A miopia causa dificuldade visual para longe, ou seja, os objetos distantes são vistos embaçados.
A miopia é um problema ocular cada vez mais comum na sociedade atual, principalmente nas crianças e adolescentes. Esse fenômeno pode afetar significativamente a qualidade de vida das crianças se não for tratado adequadamente.
Existem vários fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da miopia em crianças e adolescentes:genética, tempo gasto em frente a telas ( principalmente uso de telas de perto como tablets e celulares), falta de exposição à luz natural. Com o aumento do tempo de uso de dispositivos eletrônicos, a incidência de miopia está aumentando.
É fundamental detectar e tratar a miopia em estágios iniciais para prevenir complicações a longo prazo. Exames de vista regulares são essenciais para detectar qualquer mudança na visão das crianças e garantir que recebam o tratamento adequado. O uso de óculos ou lentes de contato prescritos por um oftalmologista pode ajudar a corrigir a miopia e melhorar a visão das crianças e adolescentes.
Além do tratamento com óculos, estão disponíveis excelentes opções de tratamento que conseguem controlar a progressão da miopia em crianças e adolescentes.
Esse tratamento consiste na prescrição de lentes de óculos com tratamento especial e/ou uso de colírio para controle da miopia. Promover hábitos saudáveis como fazer mais atividades ao ar livre, limitar o tempo em frente às telas ajudam a reduzir a progressão da miopia, além de diminuir o risco de desenvolver miopia em crianças.
Se seu filho tem miopia e a miopia está aumentando, não deixe de procurar um tratamento especializado.
O aumento da miopia pode trazer alguns problemas mais sérios para a visão das crianças e adolescentes como: maior chance de desenvolver glaucoma, maior risco de problemas no fundo do olho com descolamento de retina.
Nossos diferenciais
© 2023 – Dra. Karla Delalíbera – Todos os direitos reservados.