A dislexia e o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) afetam o desempenho escolar e assim o bem estar emocional da criança.
A dislexia é um distúrbio da leitura que cursa com dificuldade em reconhecer palavras, compreender o significado do texto e decodificar corretamente as informações escritas. As crianças com dislexia devem receber apoio educacional individualizado, que pode incluir estratégias de aprendizagem multisensoriais, treinamento fonoaudiológico e acompanhamento especializado de professores e terapeutas.
Por outro lado, o TDAH é caracterizado por dificuldades de atenção, impulsividade e hiperatividade. As crianças com TDAH podem ter dificuldade em se concentrar nas tarefas escolares, seguir instruções e controlar seus impulsos. O tratamento do TDAH geralmente envolve um apoio de várias especialidades, incluindo educacional adaptado e, em alguns casos, medicação sob supervisão médica.
Na dificuldade de aprendizado e no TDAH o sistema de propriocepção do corpo está desregulado. A propriocepção é o sentido que informa o cérebro sobre o estado do nosso corpo. É a capacidade de reconhecer em que posição está cada parte do nosso corpo e também perceber a localização do nosso corpo em relação ao espaço.
Uma rede de pequenos sensores presentes em todas as fibras musculares ( inclusive nos músculos do olho), tendões e articulações mandam informações ao cérebro para que, assim, ele consiga entender “como” somos e “onde” estamos.
A percepção cognitiva é o processo que permite interpretar o ambiente com os estímulos que recebemos através dos órgãos sensoriais
O funcionamento correto desse sistema proprioceptivo é importante para uma boa percepção cognitiva.
Na dificuldade de aprendizado , dislexia e no TDAH a propriocepção e a percepção cognitiva se encontram alterados.
A terapia através do uso de prismas ativos nos óculos visa ajudar a melhorar a propriocepção através dos olhos. Assim o estímulo visual que chega ao cérebro é interpretado de forma correta, facilitando o aprendizado.
Quando combinada com o tratamento tradicional para dislexia e TDAH, a terapia de prisma pode oferecer benefícios adicionais, como melhora na percepção visual e na coordenação motora, o que pode ajudar as crianças a se envolverem melhor nas atividades escolares e a desenvolverem habilidades de aprendizado mais eficazes.
No entanto, é importante enfatizar que a terapia de prisma não é uma cura para a dislexia ou o TDAH. É apenas uma parte de um plano de tratamento abrangente que deve ser desenvolvido em colaboração com profissionais de saúde qualificados, incluindo oftalmologistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e educadores.
Portanto, para crianças com dislexia e TDAH que estão passando por terapia de prisma, é essencial uma abordagem multidisciplinar que leve em consideração as necessidades individuais de cada criança
Essa alteração do sistema de propriocepção é conhecido com Síndrome da Deficiência Postural ( SDP) e pode levar a vários outros sintomas, inclusive em adultos.
– Tonturas e vertigens
– Dores crônicas pelo corpo
– Desequilíbrio
– Dores de cabeça sem causa aparente
– Fadiga crônica
– Contraturas musculares dolorosas
– Comprometimento da memória
– Zumbido
– Quedas ou ficar esbarrando em objetos com frequência
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