A dislexia e o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) afetam o desempenho escolar  e assim o bem estar emocional da criança.

A dislexia é um distúrbio da leitura que cursa com dificuldade em reconhecer palavras, compreender o significado do texto e decodificar corretamente as informações escritas. As crianças com dislexia devem receber apoio educacional individualizado, que pode incluir estratégias de aprendizagem multisensoriais, treinamento fonoaudiológico e acompanhamento especializado de professores e terapeutas.

Por outro lado, o TDAH é caracterizado por dificuldades de atenção, impulsividade e hiperatividade. As crianças com TDAH podem ter dificuldade em se concentrar nas tarefas escolares, seguir instruções e controlar seus impulsos. O tratamento do TDAH geralmente envolve um apoio de várias especialidades, incluindo educacional adaptado e, em alguns casos, medicação sob supervisão médica.

Na dificuldade de aprendizado e no TDAH o sistema de propriocepção do corpo está desregulado. A propriocepção é o sentido que informa o cérebro sobre o estado do nosso corpo. É a capacidade de reconhecer em que posição está cada parte do nosso corpo e também perceber a localização do nosso corpo em relação ao espaço.

Uma rede de pequenos sensores presentes em todas as fibras musculares ( inclusive nos músculos do olho), tendões e articulações mandam informações ao cérebro para que, assim, ele consiga entender “como” somos e “onde” estamos.

A percepção cognitiva é o processo que permite interpretar o ambiente com os estímulos que recebemos através dos órgãos sensoriais

O funcionamento correto desse sistema proprioceptivo é importante para uma boa percepção cognitiva.
Na dificuldade de aprendizado , dislexia e no TDAH a propriocepção e a percepção cognitiva se encontram alterados.

A terapia através do uso de prismas ativos nos óculos visa ajudar a melhorar a propriocepção através dos olhos. Assim o estímulo visual que chega ao cérebro é interpretado de forma correta, facilitando o aprendizado.

Quando combinada com o tratamento tradicional para dislexia e TDAH, a terapia de prisma pode oferecer benefícios adicionais, como melhora na percepção visual e na coordenação motora, o que pode ajudar as crianças a se envolverem melhor nas atividades escolares e a desenvolverem habilidades de aprendizado mais eficazes.
No entanto, é importante enfatizar que a terapia de prisma não é uma cura para a dislexia ou o TDAH. É apenas uma parte de um plano de tratamento abrangente que deve ser desenvolvido em colaboração com profissionais de saúde qualificados, incluindo oftalmologistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e educadores.

Portanto, para crianças com dislexia e TDAH que estão passando por terapia de prisma, é essencial uma abordagem multidisciplinar que leve em consideração as necessidades individuais de cada criança
Essa alteração do sistema de propriocepção é conhecido com Síndrome da Deficiência Postural ( SDP) e pode levar a vários outros sintomas, inclusive em adultos.

– Tonturas e vertigens
– Dores crônicas pelo corpo
– Desequilíbrio
– Dores de cabeça sem causa aparente
– Fadiga crônica
– Contraturas musculares dolorosas
– Comprometimento da memória
– Zumbido
– Quedas ou ficar esbarrando em objetos com frequência

Nossos diferenciais

15 anos de experiência

Referência nacional no tratamento de crianças com síndrome de down

Referência nacional no tratamento de crianças com TDAH e dislexia

⁠Especialista em cirurgia para correção de estrabismo

Acolhimento e empatia

⁠Atendimento no consultório ou domiciliar

Oftalmologista pediátrico em Brasília, Distrito Federal
Oftalmologista pediátrico em Brasília, Distrito Federal

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