A ambliopia, também conhecida como “olho preguiçoso”, pode afetar a visão das crianças e leva à visão reduzida em um dos olhos. É importante saber que ela existe e entender que pode ser tratada na infância.
O desenvolvimento visual se inicia ao nascimento e se estende até por volta dos 8 anos de idade. Esse desenvolvimento da visão acontece de forma mais acelerada até os 2 anos.

Se for identificado ambliopia na criança, o tratamento é realizado nessa fase ( entre 0 – 8 anos de idade). Após esse período, o tratamento costuma ser ineficaz pois o desenvolvimento da visão já se completou.
Por isso é importante saber quais os problemas de visão que mais podem levar ao desenvolvimento da ambliopia.

Causas: A ambliopia pode ser causada por uma série de fatores, incluindo estrabismo (desalinhamento dos olhos), diferença significativa de grau entre os olhos (como miopia, hipermetropia ou astigmatismo), ou qualquer problema ocular que dificulte a entrada de luz nos olhos visão como catarata na infância ou ptose ( pálpebra caída).

Sintomas: A visão fica reduzida em dos olhos, dificuldade em perceber profundidade ou distância.

Diagnóstico: O diagnóstico é realizado no exame oftalmológico.Crianças devem realizar exames oftalmológicos regulares, especialmente durante os primeiros anos de vida.

Recomendação da Sociedade Brasileira de Oftalmopediatra é:
6 meses aos 2 anos: realizar exame a cada 6 meses
Acima de 2 anos: realizar exames anuais

A frequência desse acompanhamento pode mudar dependendo das necessidades individuais de cada criança e das condições oculares identificadas.

Tratamento: O tratamento da ambliopia geralmente é através do uso de oclusão para estimular a visão do olho preguiçoso. Também pode ser necessário o uso de óculos para corrigir problemas de grau, uso de colírio que faz a função do tampão ( em crianças que não aceitam o uso do tampão) e, em alguns casos, terapia visual.

Intervenção precoce: O tratamento da ambliopia é mais eficaz quando iniciado o mais cedo possível. Quanto mais cedo for diagnosticada e tratada, melhores são as chances de reverter a ambliopia.

É importante que os pais estejam atentos a quaisquer sinais de problemas de visão em seus filhos e levá-los para exames oftalmológicos regulares. Com a identificação precoce e tratamento adequado, as crianças com ambliopia podem desenvolver a visão normalmente e isso não afetar na qualidade de vida.

Nossos diferenciais

15 anos de experiência

Referência nacional no tratamento de crianças com síndrome de down

Referência nacional no tratamento de crianças com TDAH e dislexia

⁠Especialista em cirurgia para correção de estrabismo

Acolhimento e empatia

⁠Atendimento no consultório ou domiciliar

Oftalmologista pediátrico em Brasília, Distrito Federal
Oftalmologista pediátrico em Brasília, Distrito Federal

© 2023 – Dra. Karla Delalíbera – Todos os direitos reservados.